SpaceX prepara foguete Starship para sexto teste de voo

De acordo com a empresa, decolagem está prevista para segunda-feira às 19h (horário de Brasília) em Boca Chica, Texas

Por Da Redação
Ás

SpaceX prepara foguete Starship para sexto teste de voo

Foto: Reprodução/Freepik

A SpaceX está programando mais uma nova decolagem para a próxima segunda-feira (18), sendo o sexto lançamento do seu veículo Starship, com decolagem prevista para as 19h (horário de Brasília) em Boca Chica, Texas. O teste deve seguir a mesma rota do anterior, o que elimina a necessidade de uma nova autorização da FAA. O primeiro estágio do foguete se separará e retornará à plataforma de lançamento. 

Segundo a empresa, a realização do voo dependerá das condições climáticas. Se o tempo não for favorável, a missão será redirecionada para um pouso controlado no mar, garantindo a segurança do equipamento e da operação. 

Já o segundo estágio da missão, conhecido como Starship, realizará um voo suborbital, completando uma volta parcial ao redor da Terra antes de aterrissar no oceano Índico. O voo tem com objetivo o lançamento um dos motores Raptor no espaço, uma manobra que ainda não foi realizada em voos anteriores.  O pouso está programado para ocorrer durante o dia, diferentemente do último voo.

O Starship, integra os experimentos focados em proteção térmica e ajustes operacionais, com o intuito de avaliar os limites do Starship durante a reentrada na atmosfera. Além de ser o último voo do modelo atual, que passará por melhorias significativas a partir do sétimo lançamento, como a inclusão de flaps frontais reformulados e tanques de combustível ampliados.

Para a NASA, o programa da SpaceX precisa validar diversas tecnologias antes que o foguete possa ser utilizado para o transporte de astronautas à Lua. Segundo a entidade, o maior plano é a missão Artemis 3, agendada para o final de 2026.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário