Previsão do tempo traz uma perspectiva preocupante para o início do verão no país
Amazônia terá precipitação abaixo da média
Foto: Reprodução/Pixabay
As informações mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que, em dezembro deste ano, a região Sul tende a enfrentar temporais em Santa Catarina e Paraná, enquanto o oeste da Amazônia terá precipitação abaixo da média na estação das chuvas. Essa previsão traz uma perspectiva preocupante para o início do verão no país, que já registrou recordes de temperatura na primavera. A informação é do jornal O Globo.
Além das anomalias de chuva, está prevista a ocorrência de temperaturas acima do normal para a época do ano em várias áreas do país. Estados como Tocantins e Mato Grosso do Sul, a calha do Amazonas no Pará e boa parte do Sertão Nordestino podem apresentar temperaturas acima de 1°C acima do habitual.
"Em áreas do Matopiba ([região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)], os baixos volumes de chuva previstos ainda manterão os níveis de água no solo baixos, exceto em áreas do sul de Tocantins e extremo sudoeste da Bahia, onde haverá uma ligeira recuperação da umidade no solo", afirma o Inmet.
"Na Região Sul, os níveis de água no solo podem continuar elevados e beneficiar as fases iniciais dos cultivos de primeira safra", afirma o boletim. "Contudo, em algumas áreas o excesso de chuvas poderá resultar em excedente hídrico e encharcamento do solo, impactando a colheita dos cultivos de inverno e impedir o avanço da semeadura dos cultivos de primeira safra", completa.
A previsão do Inmet está alinhada com as expectativas de um ano com um forte efeito El Niño, caracterizado pelo superaquecimento das águas do Oceano Pacífico. Além disso, os recordes de temperatura observados são coerentes com os padrões esperados das mudanças climáticas globais.