Em evento, representantes dos Três Poderes defendem processo eleitoral e urnas
Debate entre autoridades foi promovido pela Esfera Brasil
Foto: Reprodução/Esfera Brasil
Representantes do Três Poderes defenderam na última sexta-feira (19), durante evento organizado pelo grupo empresarial Esfera Brasil em São Paulo, a segurança do processo eleitoral e o respeito aos resultados das eleições de outubro. O vento contou com a presença dos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), das Comunicações, Fábio Faria, além de Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na ocasião, Pacheco reiterou que confia totalmente no processo eleitoral. “Absolutamente transparente. O Tribunal Superior Eleitoral é uma instituição que deve reger o processo eleitoral, é uma corte que deve reger o processo eleitoral. A Justiça Eleitoral é uma justiça especializada que custa à sociedade brasileira e ao povo brasileiro e que deve ter a confiança do povo brasileiro”, afirmou o presidente do Senado.
“Não há o que se contrapor em relação às urnas eletrônicas, sobretudo porque todas as afirmações contrárias às urnas eletrônicas são sem justa causa, sem base fática. Por isso, nós temos a certeza de que as eleições deste ano acontecerão pelas urnas eletrônicas, o resultado vai ser fidedigno da vontade popular e, no dia 1º de janeiro, o Congresso Nacional dará posse ao presidente eleito”, completou.
Já o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, apontou que confia nas urnas eletrônicas, mas que deseja que sejam aprimoradas. “Confio nas urnas brasileiras. Confio no sistema eleitoral. Agora, eu acho que não é inviolável para sempre. Nós temos que, a cada dia, aprimorar o nosso sistema eleitoral”, pontuou.