Em menos de uma semana, Índia será o país mais populoso do mundo
Atualmente a China está em primeiro lugar no ranking; mudança deve acirrar disputa pela influência na Ásia
Foto: Pexels/Bandeira da Índia
A Índia se tornará o país mais populoso do mundo no final de abril, ultrapassando a China, de acordo com uma estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) publicada nesta segunda-feira (24). A liderança deve ser alterada em cerca de seis dias.
“A China vai ceder em breve a primeira posição que ocupou por muito tempo como o país mais populoso”, informou em nota publicada pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA).
A Índia terá 1.425.775.850 de habitantes até o final de abril, igualando e superando a população da China continental. A projeção inicial da ONU apontava que a Índia superaria a China até o final do ano, depois foi reduzido para o meio do ano e agora ganhou uma nova data.
“A população da China alcançou um pico de 1,426 bilhão de habitantes em 2022 e começou a diminuir. As projeções indicam que o tamanho da população chinesa poderia cair para menos de um bilhão no final do século, enquanto a população indiana continuará crescendo por várias décadas”, diz o diretor do departamento, Li Junhua.
De acordo com os dados oficiais publicados no início do ano, a população da China diminuiu no ano passado pela primeira vez desde 1960-1961. O custo de vida e os anos da medida de controle de nascimentos no país seriam algumas das causas da baixa natalidade, a qual se soma a educação e a inserção da mulher no mercado de trabalho.
Nova Délhi e Pequim, capital da Índia e China, respectivamente, competem por influência na Ásia e no panorama internacional. Como o país “mais populoso do mundo”, a Índia pode se tornar uma potência em ascensão e Nova Délhi pode usar isso de argumento para conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, almejado pela Índia há muito tempo.