Em nove anos, seguro de trânsito registra mais de 485 mil denuncias de indenizações
Motociclistas foram os que mais sofreram acidentes no país, com aproximadamente 200 mil mortes
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Em dados apresentados quinta-feira (12) na abertura da Semana Nacional de Trânsito, em Brasília, o governo apontou que, no período de 2009 a 2018, foram concedidas mais de 485 mil indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), mais conhecido como seguro de trânsito. Foram gastos mais R$ 4,5 milhões com os pagamentos.
Os motociclistas foram os que mais sofreram acidentes no país de acordo com os dados. O DPVAT pagou R$ 3,2 milhões em indenizações, além de registrarem cerca de 200 mil mortes em pessoas envolvidas com esses acidentes.
Segundo o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Jerry Adriane Dias, atualmente a frota de motocicletas no país é de cerca de 26 milhões, representando 75% dos casos de indenizações no país. As motos representam 27% de toda a frota nacional de veículos no Brasil.
"Vamos fazer um contato mais próximo com as entidades públicas e privadas para divulgação do material [da semana] para ter certeza de que esse movimento vá se tornar uma realidade lá na ponta. Principalmente focando nos mais frágeis no trânsito, os motociclistas, que são hoje os que mais sofrem as consequências com a violência no trânsito", disse o diretor do Denatran.