Em quatro anos, EUA deportaram mais de 8 mil brasileiros
PF afirma que 90% dos deportados são homens com idades entre 20 e 40 anos
Foto: Reprodução/Pixabay
Um levantamento feito pelo portal G1, com base em dados da BH Airport, aponta que, de outubro de 2019 até maio deste ano, 8.969 pessoas foram deportadas dos Estados Unidos para o Brasil. No total, 94 aviões pousaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, trazendo brasileiros em situação irregular no país ou que foram presos ao tentar atravessar a fronteira pelo México.
De acordo com informações da Polícia Federal (PF), 90% dos deportados são homens com idades entre 20 e 40 anos. Em nota, o Itamaraty explicou que "o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos".
"O MRE segue acompanhando com atenção os desdobramentos que envolvem os voos de repatriação de cidadãos brasileiros. As repartições consulares brasileiras nos Estados Unidos prestam assistência consular aos brasileiros naquele país, independentemente de sua situação imigratória, e zelam para que lhes seja assegurado tratamento digno e respeitoso", afirmou.
Na segunda-feira (5), a polícia prendeu três pessoas suspeitas de promover um esquema de migração ilegal para os Estados Unidos. A estimativa é que 250 pessoas entraram ilegalmente no país. Os imigrantes chegavam a pagar US$ 25 mil para entrarem no esquema.