Fazenda começa a notificar 5,9 milhões de motoristas que não pagaram IPVA
Prazo para optar por cota única ou parcelado se encerrou na segunda (5)
Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) vai começar a notificar os proprietários de 5,9 milhões de veículos que deixaram de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dr 2023, cujo prazo se encerrou nesta segunda (5).
Dos R$ 25 bilhões esperados em arrecadação, foram confirmados R$ 20,7 bilhões, 82% da expectativa final. Dos 17,5 milhões de veículos obrigados a pagar, 11,6 milhões quitaram o imposto.
Proprietários de 8,5 milhões de veículos recolheram o tributo em parcela única, em fevereiro, e outros 3,1 milhões optaram pelo parcelamento e ainda pagarão pelos próximos meses.
Quem deixa de pagar o imposto será cobrado uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
A inadimplência do IPVA impede que o veículo receba o licenciamento anual. Com isso, o automóvel poderá ser apreendido pelo Detran, com multa de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.