Em quatro meses, Coelba remove mais de de 17 toneladas de cabos instalados de forma irregular
Ao todo, a empresa atuou em aproximadamente 7 mil postes

Foto: Reprodução/ Coelba
A Coelba removeu entre os meses de janeiro a abril, mais de 17 toneladas de cabos das empresas de telefonia, internet e TV a cabo instalados de forma irregular nos postes da rede elétrica.
Ao todo, a empresa atuou em aproximadamente 7 mil postes. Em uma única ação realizada no bairro de Pituaçu, em Salvador, foram retirados 327 Kg de cabo, o que representa mais de um quilometro de distância em linha reta.
Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Itabuna, Salvador, Vitória da Conquista e diversos bairros mapeados nos 415 municípios atendidos pela Coelba, tiveram os postes inspecionados nos últimos quatro meses.
Segundo a Coelba, o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. Segundo as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender à normas técnicas e comerciais específicas.