Em resposta à CPI, Saúde afirma que cloroquina e hidroxicloroquina não têm eficácia no combate à Covid-19
O documento foi enviado à CPI da pandemia
Foto: LQFex/Exército Brasileiro
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias, órgão de assessoramento do SUS, emitiu uma nota afirmando que a cloroquina e hidroxicloroquina não têm eficácia no combate à Covid-19. “Não há, no âmbito da Conitec, demanda para análise de incorporação da cloroquina ou hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19”.
Além disso, a pasta também ratificou que o uso da ivermectina não possui evidência científica. O documento afirma que alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos nos pacientes hospitalizados, “não devendo ser utilizados”.
"Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população."
O documento foi enviado à CPI da pandemia. Dessa forma, o Ministério da Saúde não recomenda o uso do medicamento para esse tipo de tratamento.