Em Salvador, Aras defende cooperação internacional para combater organizações criminosas
Procurador-geral participa de reunião de Ministérios Públicos do Mercosul
Foto: Agência Brasil
O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu nesta terça-feira (15), durante a abertura da XXXIV Reunião Especializada de Ministérios Públicos do Mercosul (REMPM), realizada em Salvador, mais diálogo e cooperação internacional para combater organizações criminosas com atuação transnacional.
“O alinhamento de estratégias para uma cooperação internacional mais célere e efetiva é imprescindível diante da criminalidade cada vez mais organizada, complexa e audaciosa, que já atenta contra o Estado Democrático de Direito e contra a própria ordem jurídica”, afirmou o procurador-geral.
Aras também destacou a importância da atuação articulada no combate a crimes, exemplificando com casos recentes no Equador, onde um candidato a presidente e um líder partidário foram assassinados. Durante o evento, ele reafirmou o compromisso do MP brasileiro em trabalhar em conjunto com outros países e promover discussões permanentes sobre o tema.
“A cada reunião especializada como essa, reiteramos e reforçamos a mensagem de que a nossa atuação nessa matéria requer instituições sólidas e, sobretudo, Ministérios Públicos autônomos e independentes”, reforçou.
Já a procuradora-chefe da unidade do Ministério Público Federal na Bahia, Vanessa Previtera, desejou “discussões profícuas para aprofundar a defesa dos direitos humanos e o combate à criminalidade”.