Em Salvador, mais de 48 mil pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, aponta pesquisa
Números representam 2% da população que reside na capital baiana
Foto: Freepik
Em Salvador, mais de 48 mil pessoas usam a bicicleta como meio de transporte. Os números representam 2% da população que reside na capital baiana. Os dados foram divulgados pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), através da pesquisa Impacto Social do Uso da Bicicleta em Salvador.
A pesquisa, conduzida durante 2023, constatou que o uso da bicicleta se dá para curtas distâncias e que os ciclistas tendem a usar menos a ciclovia porque, geralmente, vivem longe do sistema cicloviário.
A pesquisa identificou, ainda, que a preferência pelo modal se dá, principalmente, pela rapidez e economia que ele proporciona aos usuários.
Saúde
A prática, além de promover economia financeira, também é benéfica para a saúde. Segundo especialistas, pedalar melhora a capacidade pulmonar e aumenta a resistência física.
A atividade ainda libera endorfinas, substâncias que promovem o bem-estar, combatem o estresse e melhoram o humor. Ela contribui, ainda, para a saúde mental, que está diretamente ligada à saúde cardiovascular.