Coronavírus

Em sete estados, pico atual de mortes por Covid supera fase mais grave da pandemia em 2020

Especialistas ainda não estão em consenso sobre atual onda da pandemia

Por Da Redação
Ás

Em sete estados, pico atual de mortes por Covid supera fase mais grave da pandemia em 2020

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em pelo menos sete estados, o pico de mortes por Covid-19 em 2021 já superou o ponto mais alto da pandemia em 2020. Em Roraima, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná e Amazonas, a semana mais letal deste ano soma mais mortes que a pior do ano passado. Apesar da falta de consenso entre especialistas se o país vive a segunda ou apenas um repique da primeira onda, em quase todos os estados o número de mortes voltou a crescer após um período de queda. 

No Amazonas, onde esse fenômeno é mais expressivo, a semana com mais mortes, no fim de janeiro, teve mais que o dobro de mortes daquela em que mais morreram pessoas em 2020: 149 e 66, em média, por dia, respectivamente. O estado, que enfrentou grave colapso do sistema de saúde em abril do ano passado e em janeiro deste ano, é um caso incomum por se tratar de uma região que foi epicentro de casos e mortes no início de 2020 que passou por um período de queda constante e viu novamente a situação piorar.

Cientistas ainda não sabem ao certo quanto tempo dura a imunidade de pessoas que tiveram a Covid-19 e se curaram, e há casos de reinfecção comprovados, embora raros. Especula-se, porém, que o corpo apresente menor resistência a novas variantes, o que pode ajudar a explicar o que ocorreu no estado. No último mês, em todo o Brasil, morreram mais de mil pessoas por dia, em média.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário