Impacto de vacinas na pandemia da Covid-19 vai levar meses, diz Opas
Organização pede que farmacêuticas acelerem entrega no continente americano
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Os casos e mortes de covid-19 nos Estados Unidos tiveram uma queda de 30% na última semana em comparação com a semana anterior, e a maioria dos países sul-americanos registra uma redução nos novos casos, mas serão necessários meses até que as vacinas afetem a taxa de infecções, afirmou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nessa quarta-feira (24).
A diretora da Opas, Carissa Etienne, fez um apelo aos governos e fabricantes para acelerar a entrega de vacinas na região, onde 1 milhão de pessoas adoeceram e 34 mil morreram nos últimos sete dias. Até esta semana, 78 milhões de pessoas foram vacinadas nas Américas. "Isso não é suficiente e não é aceitável", declarou Etienne, em entrevista coletiva virtual, de Washington.
Para a diretora, um sinal de esperança é oferecido pelo consórcio Covax, liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Gavi que devem fornecer acesso às vacinas nas próximas semanas aos países inscritos no programa. Um ano após o início da pandemia, quase 50 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus nas Américas, ou o equivalente a quase toda a população da Colômbia, de acordo com a Opas.