• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Em testamento, Papa Francisco pediu sepulcro simples e lápide dizendo apenas "Franciscus"

Em testamento, Papa Francisco pediu sepulcro simples e lápide dizendo apenas "Franciscus"

Pontífice pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Por Da Redação
Ás

Em testamento, Papa Francisco pediu sepulcro simples e lápide dizendo apenas "Franciscus"

Foto: Vatican News

O papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), desejava que o seu túmulo fosse simples e tivesse apenas uma palavra escrita na lápide: Franciscus. O pedido consta no testamento do pontífice, divulgado pelo Vaticano.

Entre os desejos do papa, estão o enterro na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Ele será o primeiro a ser enterrado fora do Vaticano em 122 anos

Ainda no documento, Franscisco destaca que as despesas para a sepultura serão pagas por uma quantia deixada com um “benfeitor”. Leia o documento na íntegra: 

"Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o entardecer da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária apenas quanto ao local da minha sepultura.

Confiei sempre minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, à espera do dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde costumava rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, confiando com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecendo-Lhe pelo cuidado dócil e materno.

Peço que minha tumba seja preparada no lóculo da nave lateral, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal, como indicado no anexo em anexo.

O sepulcro deve estar na terra; simples, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas com a quantia de um benfeitor que designei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore conforme instruções que providenciei entregar a Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.

Que o Senhor conceda a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e continuarão a rezar por mim.

O sofrimento que esteve presente na parte final da minha vida, ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos."

Entenda como será o funeral

Francisco morreu aos 88 anos, às 2h35 desta segunda, pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. O relatório de falecimento descreve que o papa sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível.

Ele se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões e sofria complicações de um quadro respiratório, após ter ficado internado por 38 dias. O boletim médico informa que o quadro de AVC foi agravado pela pneumonia, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. 

Em abril de 2024, o Papa Francisco aprovou uma reforma nos ritos e simplificou as cerimônias de morte. No entanto, as três “estações”, que são os passos da constatação da morte até o sepultamento do Pontífice, permaneceram inalteradas, mas a publicação trouxe novidades. Essas mudanças foram publicadas em uma nova edição  do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, o guia cerimonial dos rituais. Confira: 

Primeira Parada: casa do Papa

Irá acontecer na na residência da Casa Santa Marta, uma hospedaria no Vaticano, onde o papa decidiu morar após o conclave que o elegeu, em 2013. Este local irá compreender os três momentos: Constatação da morte (Constatazione della morte); Exposição do corpo (Esposizione della salma); e a Celebração e orações (Celebrazioni e preghiere). 

Antes, a confirmação acontecia no Palácio Apostólico, antiga residência dos pontífices e, o corpo era transladado dos aposentos papais até a Sala Clementina.

O corpo do Papa será embalsamado - processo funerário para retardar a decomposição natural, substituindo os fluídos corporais por substâncias químicas - para que possa permanecer dias sendo velado.

Depois do procedimento, o corpo do Papa será vestido com os respectivos paramentos litúrgicos e, na capela de Santa Marta, será velado por membros do Vaticano. Ele será enterrado num único caixão, de madeira e de zinco.
 
Segunda Parada: Basílica de São Pedro 

Também irá compreender três momentos: o translado do corpo para a Basílica vaticana (Traslazione della salma del Sommo Pontefice nella Basilica Vaticana); as celebrações e as orações (Celebrazioni e preghiere); e a missa de exéquias (Messa Esequiale).

O corpo será transportado em procissão da Casa de Santa Marta até a Basílica de São Pedro, com o caixão fechado. Quem preside o rito é o cardeal Camerlengo, que primeiro borrifará água benta no Papa morto com um esperge, e em seguida iniciará a procissão. Durante o caminho, serão recitados diversos salmos e cânticos.

Ele será levado para o interior da Basílica de São Pedro, e no trajeto será declamada a Ladainha de todos os santos com o canto gregoriano em latim. O corpo será colocado em frente do altar principal ou em outro lugar preparado pelos Cardeais da Congregação. O camerlengo irá aspergir água benta mais uma vez no corpo e o incensará na sequência, enquanto, todos os presentes cantarão o Responsório “Subvenite Sancti Dei”. O translado é concluído.

O caixão permanecerá sem tampa até à noite do funeral para que os fiéis possam se aproximar do Pontífice e fazer suas orações. A cerimônia seguirá e o Mestre das Celebrações Litúrgicas dos Pontífices, Diego Ravelli, que lerá o rogito, que é uma ata em latim que relata os principais atos da vida de Francisco. Em seguida, será estendido um véu de seda branca sobre o rosto do Papa que será aspergido com água benta pela terceira vez.

Serão colocados no caixão, um saco com as medalhas cunhadas durante o pontificado e um tubo com rogito. A Basílica de São Pedro será aberta para a visitação pública que poderá durar mais de um dia. Após o período de visitação chega o dia da missa de exéquias, Eucaristia popularmente chamada de corpo presente, que acontecerá na Praça de São Pedro. 

Nesta parte, estarão presentes na praça os integrantes das igrejas, os chefes de Estado, as delegações de governos e os fieis. Com o caixão fechado, o Papa será transportado por doze carregadores e sairá da Basílica pelo portão central.

 Terceira parada: sepultura 

Ao terminar a missa de exéquias, se iniciará a terceira estação, composta por dois momentos: Procissão ou Translado ao local da sepultura (Processione) e Sepultamento (Tumulazione della salma del Sommo Pontefice defunto).  Papa Francisco pediu para ser levado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, para ser enterrado. 

A Santa Maria Maggiore é a primeira igreja no Ocidente dedicada à devoção à Virgem Maria. Francisco visitava essa igreja com frequência quando era cardeal e, depois, como Papa, rezava na Basílica antes e depois de qualquer viagem internacional.

Na Basílica de Santa Maria Maggiore, o cardeal Camerlengo presidirá o rito de inumação que consiste na colocação do Papa Francisco em sua sepultura. 

LEIA TAMBÉM:

• Papa Francisco morre aos 88 anos
• Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca, confirma Vaticano
• Catedral Basílica do Santíssimo Salvador realizará cerimônia de sufrágio da alma do Papa Francisco
• Lula, Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis e líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco; confira repercussão
• Arcebispo da arquidiocese de Salvador pode ser sucessor do Papa Francisco
• Caixão aberto de madeira e zinco com sepultamento fora do Vaticano: veja como será o funeral do Papa Francisco
• Caixão mais simples, camerlengo no comando; entenda os 9 dias de funeral do papa
• Rodada do Campeonato Italiano é suspensa após a morte do Papa Francisco

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário