Em viagem a Pequim, Gleisi elogia ‘democracia efetiva’ da China
Presidente do PT liderou comitiva de integrantes da sigla em seminário promovido pelo Partido Comunista Chinês

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
A deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), elogiou nesta quinta-feira (11) o modelo de desenvolvimento da China, que classificou como um “democracia efetiva”, de acordo com o jornal "O Globo". A parlamentar liderou uma comitiva de membros do PT em uma viagem de intercâmbio a Pequim, onde participou de três dias de seminários promovidos pelo Partido Comunista Chinês.
Segundo o jornal, a parlamentar afirmou que ocidente tem que parar de dar lição de democracia e elogiou o sistema chinês.
“O que eu vejo aqui, inclusive na organização do partido e da sociedade, é uma democracia e uma participação nos extratos mais baixos da sociedade aos mais altos no desenvolvimento do país. Quisera ter isso nos países em que o capitalismo é o coordenador da economia”, relatou Gleisi em entrevista na embaixada do Brasil em Pequim.
O sistema de partido único e as restrições às liberdades no país são alvos frequentes de críticas da comunidade internacional ao país.
Durante a reportagem, ela é questionada sobre a desaprovação dos brasileiros sobre essa proximidade do PT de governos autoritários, como o da China, Gleisi disse que “há muita desinformação e preconceito do Ocidente”.
“Narciso acha feio o que não é espelho’, como diz a música [“Sampa”, de Caetano Veloso]. Como não conhecem, não consideram todo o processo cultural como está sendo construído. Muitas vezes os países adotam sistemas que podem parecer ruins aos olhos de outros para se defender, para poder cuidar de seu povo, já que não encontram solidariedade”, afirmou a presidente do PT.