• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Embaixador dos EUA no Brasil nega ter feito lobby para favorecer Trump
Mundo

Embaixador dos EUA no Brasil nega ter feito lobby para favorecer Trump

Comissão da Câmara dos Deputados dos EUA pede explicações

Por Da Redação
Ás

Embaixador dos EUA no Brasil nega ter feito lobby para favorecer Trump

Foto: Reprodução

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, negou na noite de segunda-feira (3) ter feito lobby pelo fim das tarifas na importação do etanol americano sob o argumento de que isso ajudaria o presidente Donald Trump na corrida eleitoral. 

As alegações levantaram suspeitas em comissões da Câmara dos EUA, que pediram explicações do diplomata até hoje (4). “Em nenhum momento solicitei aos oficiais brasileiros que tomassem quaisquer medidas em apoio a qualquer candidato presidencial”, disse em nota divulgada pela embaixada. 

Em uma carta enviada na última sexta-feira (31), os deputados Eliot Engel, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA, e Albio Sires, presidente da Subcomissão para o Hemisfério Ocidental, Segurança Civil e Comércio, se disseram "extremamente alarmados" com o suposto comportamento do diplomata.

De acordo com os parlamentares, o embaixador "usou sua posição para beneficiar a campanha" de reeleição de Trump. Ao negar as alegações, Chapman disse que em seus quase 30 anos de serviço público sempre levou “muito a sério” suas responsabilidades no âmbito da Lei Hatch, que os deputados o acusam de ter potencialmente violado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.