Embalagens de uso contínuo surgem com força no mercado brasileiro com inovação de startup brasileira de limpeza
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
Separar o lixo plástico para reciclagem já é rotina de muitos brasileiros, mas, infelizmente, a quantidade de pessoas conscientizadas ainda está longe de ser o suficiente. Segundo dados da WWF, das mais de 11 milhões de toneladas de lixo plástico produzidas anualmente no país, apenas 1,3% é reciclada. Um percentual que está 7,7% abaixo da média mundial. De acordo com um levantamento da ONU (Organização das Nações Unidas), anualmente são descartados nos oceanos cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos resultantes do nosso consumo. Com a missão de reduzir esse impacto, a YVY, startup de produtos de limpeza naturais, aposta em cápsulas ultra concentradas e borrifadores de uso contínuo para revolucionar o mercado de limpeza no país.
Fundada em 2018, pelos empresários Marcelo Ebert e José Luiz Majolo, a YVY chegou ao mercado para oferecer uma opção viável para os consumidores que precisam limpar suas residências, mas não querem utilizar produtos sintéticos, cheios de ingredientes químicos e que vinham em embalagens de uso único.
“Criamos a YVY pois não faz sentido a maneira como consumimos produtos de limpeza. Como mais do que 90% de sua fórmula é água, no final do dia, trata-se de uma indústria que fica levando água "pra passear", e em escalas gigantescas. Para embalar toda essa água, mais de 6 bilhões de garrafas plásticas levam mais de 400 anos para serem biodegradáveis na natureza. Nossa visão foi concentrar os produtos e usar cápsulas, reduzindo portanto o consumo de plástico em 6 vezes. A diferença é gritante”, comenta Marcelo Ebert, CEO da YVY.
Com um modelo de negócio inovador, YVY cobra a limpeza completa da casa com os principais produtos necessários para a manutenção de uma residência e, o mais importante, com o mínimo impacto no planeta. Utilizando ingredientes naturais de origem vegetal, a startup entrega é detentora do único desinfetante natural aprovado pela Anvisa e com eficiência comprovada na hora da limpeza. De acordo com a startup, apostar em produtos ultra concentrados é vantajoso em diversos aspectos: eles rendem mais e demandam muito menos plástico, devido a embalagens menores; e contam com programa de logística reversa para fazer a reciclagem das embalagens que produz. “Após utilizar o produto das cápsulas, é possível enviá-las à fábrica da YVY, sem custos, por meio do sistema de logística reversa. Assim, estas serão recicladas e convertidas em novas embalagens. Um ciclo que reforça o compromisso de cuidar da saúde dos moradores e do meio ambiente”, completa Ebert.