Embrapa desenvolve ferramenta que avalia grau de maturação de frutas
Objetivo é reduzir desperdício de alimentos
Foto: Divulgação/ Embrapa
Os pesquisadores da Embrapa desenvolveram um sensor de baixo custo que visa monitorar o grau de maturação de frutas. A ferramenta se chama Yva (fruta, em tupi guarani) e será apresentado publicamente na Anufood Brazil, feira internacional do setor de alimentos e bebidas que acontecerá na próxima segunda-feira (9), em São Paulo.
O Yva utiliza recursos de nanotecnologia e inteligência artificial onde detecta a liberação do gás etileno, hormônio responsável pelo amadurecimento de frutos climatéricos, como são denominados aqueles que amadurecem após a colheita.
Para avaliar a efetividade do Yva, os pesquisadores fizeram testes com manga, mamão e banana, mas afirmam que a tecnologia pode ser aplicada a outros frutos climatéricos, como pêssego, caqui, ameixa e maracujá, também muito presentes na mesa do brasileiro.
As informações são captadas através de um nanossensor e podem ser lidas por qualquer câmera de celular, como uma etiqueta QR Code, e interpretadas por meio de um aplicativo. A proposta dos pesquisadores é que o sensor seja colocado dentro de embalagens plásticas ou caixas de frutas, auxiliando os clientes a verificar a qualidade dos produtos que estão nas prateleiras e os comerciantes a rastrear lotes e gerir melhor os estoques.
O principal objetivo da ferramenta é reduzir as perdas de alimentos, área em que se especializou. De acordo com a Embrapa, a cada ano, no Brasil, 26 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo, quantidade que poderia servir a 13 milhões de pessoas.