Emergência do Hospital Mater Dei tem estrutura que impede dispersão de vírus e bactérias!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Emergência do Hospital Mater Dei tem estrutura que impede dispersão de vírus e bactérias!

Foto: Divulgação Assessoria

Com infraestrutura de ponta e corpo clínico especializado, o Pronto-socorro do Hospital Mater Dei Salvador oferece atendimento humanizado 24 horas com segurança e agilidade para as situações de emergência ou urgência, seguindo rigorosos protocolos internacionais, reconhecidos para as principais condutas médicas. O Pronto-socorro possui capacidade estrutural para atendimento de até mil pacientes por dia com amplos espaços, fluxos distintos e área exclusiva para pediatria.

O serviço conta com uma equipe de plantão composta por médicos clínicos, emergencistas, neurologistas, cirurgiões gerais, ortopedistas, ginecologistas, obstetras e pediatras, além de dispor do plantão médico de sobreaviso de outras especialidades, que poderá ser acionado imediatamente para fazer a avaliação do paciente. A emergência do Hospital Mater Dei Salvador é a única da capital que possui leitos com isolamento respiratório por sistema de pressão negativa, que impede a dispersão de vírus e bactérias para outros ambientes. 

O setor conta com um serviço de medicina diagnóstica de imagem com equipamentos exclusivos do Pronto-socorro, como Tomografia computadorizada e Raios-X, que garantem agilidade no diagnóstico e atendimento, além de salas de medicação e inalação, curativos e procedimentos para ortopedia.

A emergência de adultos possui 18 consultórios médicos, onde são atendidos os casos menos complexos.. Para os casos de média complexidade são disponibilizados 12 leitos isolados para os pacientes que necessitam de observação, medicações e realização de coleta de sangue, com atendimento de forma mais reservada.

“O Pronto-socorro adulto do Mater Dei Salvador é o único da rede privada da capital com uma escala de médicos emergencistas, uma especialidade nova e em crescimento no país, já bem consolidada em grandes hospitais de São Paulo, por exemplo”, afirma o coordenador do serviço  Victor Castro Lima.

Segundo o especialista, a Rede Mater Dei de Saúde possui protocolos de atendimento bem definidos e com metas extremamente rigorosas, que são essenciais para garantir a melhor assistência aos pacientes. Os protocolos para aqueles com gravidade envolvem desde o reconhecimento precoce da situação, até o diagnóstico e a intervenção adequada.

"Existem algumas situações clínicas, como em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que a agilidade no atendimento permite que a pessoa tenha mais chance de sobreviver, além de reduzir os riscos de sequelas. Para isso, tanto a identificação da situação clínica, o diagnóstico e a intervenção precoce são essenciais na maioria dos desfechos. A existência de recursos de medicina diagnóstica de imagem dentro do Pronto-socorro, como a tomografia, ajuda a dar agilidade no atendimento”, destaca.

Para o atendimento infantil, o Pronto-socorro pediátrico conta com uma equipe experiente de pediatras treinada nos mais avançados protocolos de emergência para crianças. O espaço possui oito consultórios e setor de observação para medicação com oito poltronas e cinco macas.

“Todos os profissionais médicos da emergência pediátrica são profissionais de larga experiência. Temos fluxos bem definidos e trabalhamos com indicadores assistenciais relacionados à tomada de decisão. O objetivo desses indicadores é a agilidade no atendimento”, afirma o coordenador do Pronto-socorro pediátrico, Fábio Zattar.

Além da presença de equipamentos de diagnóstico por imagem dentro do pronto-socorro, o especialista destaca também a importância dos leitos de isolamento com pressão negativa para preservação da saúde e segurança dos pacientes e da equipe de saúde do hospital.

“A pressão negativa é a certeza de que o fluxo de ar-condicionado do leito do isolamento não vai se misturar com os outros fluxos de ar-condicionado. Neste momento em que ainda temos demandas para Covid-19, além de outras doenças respiratórias, é essencial um local especial de atendimento que proteja o paciente e as equipes de saúde”, destaca o especialista.

Sala Vermelha

Pacientes em estado grave que necessitam de cirurgia de emergência, transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou cuidados intensivos enquanto aguardam diagnóstico, contam com a Sala Vermelha do Hospital Mater Dei Salvador. As ambulâncias possuem entrada exclusiva com acesso direto ao local para dar agilidade e segurança nas intervenções médicas.

A Sala Vermelha possui equipamentos e materiais de última geração como respiradores, desfibrilador, monitor cardíaco, incubadora para transporte, dentre outros, que permitem a realização de atendimento imediato aos pacientes graves. O setor possui leitos especiais para pacientes com infarto, AVC, sepse e vítimas de traumas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário