Empregos na área de turismo aumentaram 3,2% em novembro de 2019
Resultado gerou mais de cinco milhões de vagas
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Em novembro de 2019, as atividades nos segmentos de alojamento e alimentação, ligadas ao setor de turismo registraram aumento de 3,2%, totalizando mais de cinco milhões de trabalhadores. Os dados, que foram adquiridos a partir de um comparativo feito em relação ao mesmo período no ano de 2018, integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, a categoria Outros Serviços, que inclui atividades relacionadas ao turismo, de acordo com a classificação do IBGE, também apresentou alta no número de vagas. Comparando com o mesmo trimestre móvel de 2018/2019, houve aumento de 5,7%, o que significa que mais de 276 mil pessoas foram empregadas. Os números mostram o maior avanço dentre os outros grupamentos, como Indústria Geral, com 4,4%, e Transporte, Armazenagem e Correio, com 4,5%.
No âmbito nacional, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2020, uma queda de 0,8 ponto percentual ante o mesmo trimestre encerrado em janeiro de 2019 (12%). O número de pessoas desempregadas (94,2 milhões) registrou crescimento se comparado ao mesmo período de um ano atrás, com um adicional de 1.860 mil pessoas.