Coronavírus: governo brasileiro prevê investimento de R$ 10 mi em pesquisas
Pesquisa irá mapear e sequenciar o Covid-19
Foto: Divulgação
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou, nesta segunda-feira (02), que o governo federal pretende investir R$ 10 milhões via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em pesquisas voltadas para o mapeamento e sequenciamento do novo coronavírus.
O comunicado foi feito após teleconferência sobre o novo coronavírus com ministros de Ciência e Tecnologia de outros oito países (Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia, Inglaterra, Itália, Japão e Nova Zelândia). Ainda segundo informações do ministro, o valor ainda é uma previsão e deve ser aplicado ainda este ano.
Em fevereiro deste ano (2020), a pasta criou a Rede Vírus, uma rede de pesquisa envolvendo cientistas e laboratórios para ajudar no enfrentamento de viroses emergentes, com foco inicial em coronavírus e influenza. O grupo é formado por especialistas e representantes do Ministério da Saúde, de entidades científicas e de unidades de pesquisa.
Casos no Brasil
Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde confirmou subiu de 252 para 433 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Dois casos, em São Paulo, já foram confirmados.
Na Bahia, a secretaria estadual da Saúde investiga 17 casos suspeitos do Covid-19.