Empresa de Ribeirão Preto desenvolve higienizador eficaz contra Covid-19
Produto tem como principal componente o álcool e a nanotecnologia
Foto: Reprodução
Uma empresa de Ribeirão Preto desenvolveu um spray higienizador para ajudar no combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável pelo laudo de eficácia do produto, o higienizador tem capacidade de eliminar 99,99% dos vírus, incluindo o SARS-Cov-2. "Esse produto pode ser usado além dos vagões de metrô. Ele pode ser utilizado em qualquer tipo de ambiente que precise de higienização”, disse Ricardo Eleutério, idealizador do produto.
Segundo informações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), foi possível “constatar ação sanitizante esperada pela aplicação do produto”. O IPT assegurou ainda a eficácia prolongada do spray higienizador de, pelo menos, sete dias após o uso.
Flávio Martins, um dos empresários que desenvolveu o produto, disse, em entrevista ao G1, que para desenvolver o produto foi preciso muito tempo e tecnologia. Além de precisar utilizar mais de cinco mil latinhas nos testes até que o produto chegasse na etapa final. O produto tem como principal componente o álcool e a nanotecnologia, que transforma íons de prata em nanopartículas.