Empresa parceira da CBF detecta 139 jogos suspeitos de manipulação no Brasil
Dados são da Sportradar, sediada na Suíça
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Em 2022, 139 jogos de futebol no Brasil foram considerados suspeitos de manipulação. Destes, a grande maioria foi em torneios de base e divisões menores nos Estaduais. Como os jogos suspeitos são repassados para as autoridades para uma investigação oficial, partidas não foram reveladas.
Os dados são da empresa Sportradar, sediada na Suíça, que tem um acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para o monitoramento de apostas esportivas e o cruzamento de informações que identifique possíveis manipulações em partidas ocorridas em todo o país, desde a elite nacional até campeonatos estaduais e torneios de base.
Pelo menos três partidas de futebol da elite nacional que são investigadas pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) na Operação Penalidade Máxima entraram no alerta da Sportradar, que repassou os dados às autoridades.
Em escala global, o relatório da Sportradar, divulgado em março de 2023, mostrou que 775 jogos de futebol – distribuídos em 92 países – foram considerados suspeitos em 2022. O Brasil, com 139 partidas, está no topo da lista mundial.