CBF diz que não vai suspender o Brasileirão após denúncias de manipulação dos jogos
Quinta rodada da competição acontece entre esta quarta e quinta
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, nesta quarta-feira (10), que não existe a possibilidade de paralisação, no momento, dos jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro diante das suspeitas de envolvimento de atletas em possíveis atos de manipulação de resultados de partidas.
Em nota, a CBF também declarou que "defende que a punição de atletas e demais participantes do esquema de fraudes aconteça de forma veemente”. Alguns clubes, como Santos, Fluminense, Athletico-PR e América-MG, afastaram jogadores citados na Operação Penalidade Máxima.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, enviou ofício à Presidência da República e ao Ministério da Justiça, solicitando que a Polícia Federal entre no caso, com o objetivo de centralizar todas as informações a respeito dos casos em investigação. Nesta quarta, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a PF abra um inquérito para investigar as denúncias.
O presidente da CBF também disse que apoia “a suspensão preventiva baseada em suspeitas concretas e até o banimento do esporte em casos comprovados”: "Quem comete crimes não deve fazer parte do futebol brasileiro e mundial".
Enquanto os desdobramentos das investigações do grupo criminoso de apostas esportivas acontecem, é realizada a quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro entre esta quarta e quinta-feira. A sexta rodada acontece a partir de sábado.