Empresa venezuelana nega responsabilidade por ocorrências de petróleo em áreas litorâneas do Nordeste
Em nota, empresa também rebate críticas e declarações do governo brasileiro
Foto: Aderma | Governo de Sergipe
A empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) negou a responsabilidade pelas ocorrências das manchas de petróleo encontradas em áreas litorâneas do Nordeste brasileiro desde o início de setembro.
Em nota, a PDVSA também afirmou não haver evidências sobre o derramamento de óleo nas regiões petrolíferas da Venezuela e que também não há nenhum relatório sobre um possível vazamento nas proximidades da costa brasileira.
A empresa também afirmou que as declarações do Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e as notícias divulgadas sobre a petrolífera são "tendenciosas" e que "buscam aprofundar ações unilaterais de agressão e bloqueio" contra a população venezuelana.
Durante uma entrevista coletiva nesta quinta (10), especialistas do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirmaram que as manchas de oléo encontradas em praias localizadas no Nordeste são originárias da Venezuela.
De acordo com a diretora do Insituto da UFBA, o resultado foi comprovado por meio de testes comparativos com sete amostras coletadas em Sergipe e duas na Bahia.
Leia também:
>> Especialistas da UFBA reafirmam que óleo em praias no Nordeste veio da Venezuela
>> Em nove estados, 132 praias são afetadas por manchas de óleo
>> Vazamento de óleo chega às praias de Conde e Jandaíra na Bahia