Coronavírus

Empresas comandadas por mulheres negras são mais atingidas pela pandemia, aponta pesquisa

Levantamento ouviu 6470 donos de pequenos negócios

Por Da Redação
Ás

Empresas comandadas por mulheres negras são mais atingidas pela pandemia, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

Uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgada na última segunda-feira (3) aponta que, as mulheres empreendedoras negras são o segmento mais afetado pela pandemia provocada pelo novo coronavírus, entre todos os grupos de empreendedores brasileiros.

O levantamento mostra que, as empresas lideradas por mulheres negras possuem maior dificuldade de funcionar de modo virtual e conseguir empréstimos bancários em razão do CPF negativado. Ainda segundo a pesquisa, os pequenos negócios liderados por esse grupo representam a maior proporção entre as empresas, que ainda permanecem com a atividade interrompida.

A pesquisa ouviu 6.470 donos de pequenos negócios de todos os estados e do Distrito Federal, entre os dias 25 e 30 de junho. Os dados mostram que enquanto 36% das empreendedoras negras estão com a atividade interrompida temporariamente, essa proporção cai para 29% entre as empresárias brancas e 24% entre os homens brancos (entre os homens negros, a proporção é de 30%).

Segundo o Sebrae, a dificuldade enfrentada pelas mulheres negras para manter as atividades é explicada, em parte, pelo fato de que os os negócios só conseguem operar de forma presencial (27%). Entre as mulheres brancas, a proporção cai para 21% e entre os empreendedores brancos, o segmento representa 20% (entre os empresários negros, o percentual é de 25%).

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.