Empresas de softwares criam algoritmo para ajudar no combate ao suicídio
"Algoritmo da Vida" tem como objetivo identificar possíveis mensagens de pessoas que sofrem de depressão em postagens públicas no Twitter
Foto: Reprodução
Anunciado na semana passada durante evento, duas empresas de software, SAP Brasil e Amazon Web Services (AWS) e uma agência de publicidade, África, se juntaram para aprimorar o "Algoritmo da Vida", ferramenta que localiza possíveis falas relacionadas ao suicídio em postagens públicas em contas do Twitter.
De acordo com as informações reveladas pelas empresas, especialistas em saúde mental apontam que as pessoas que sofrem de depressão, uma das principais causas do suicídio, costumam utilizar recorrentemente um determinado grupo de palavras, como se fossem códigos secretos, que expressam sinais desse estado psicológico.
O Algoritmo da Vida é responsável por identificar essas frases e em seguida realizar uma checagem cuidadosa por uma equipe treinada, para considerar contexto, ironias e recorrência de termos e periodicidade.
Detectado o código, o robô envia uma mensagem no inbox do individuo e pede para que ele entre em contato com o Centro de Valorização de Vida, como na imagem abaixo:
Reprodução