• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Empresas inativas terão dívidas baixadas automaticamente pela Prefeitura de Salvador
Bahia

Empresas inativas terão dívidas baixadas automaticamente pela Prefeitura de Salvador

Serão contemplados os contribuintes que não realizaram recolhimento de tributos

Por Da Redação
Ás

Empresas inativas terão dívidas baixadas automaticamente pela Prefeitura de Salvador

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A prefeitura de Salvador informou que dará baixa na inscrição de quase 30 mil empresas e profissionais autônomos considerados inativos por mais de dois anos, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

A medida tem como foco principal excluir possíveis dívidas referentes à Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF) e ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) de profissionais autônomos, além de minimizar possíveis transtornos que o contribuinte possa ter durante a regularização da situação junto ao município por meio de processo administrativo.

A Sefaz regulamentou o artigo 234, da Lei n° 7.186 de 2006, garantindo eficácia plena do dispositivo legal, e o decreto referente à nova iniciativa foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última quinta-feira (28).

De acordo com a prefeitura, este se configura como o primeiro lote de baixas em 2022 e serão contemplados os contribuintes que não realizaram recolhimento de tributos, lançaram notas fiscais e tenham promovido a atualização cadastral por mais de dois anos.

Giovanna Victer, titular da Sefaz, afirmou que a atualização trará mais eficiência no cadastro de empresas ativas além de evitar demandas judiciais e riscos de sucumbência para a Prefeitura. 

"Iremos resguardar os princípios da eficiência e economicidade, fazendo com que a administração pública da cidade de Salvador priorize créditos de empresas efetivamente passíveis de recuperação. A regulamentação do artigo irá evitar possíveis prejuízos e, consequentemente, o aumento da dívida de contribuintes inativos”, completou.

A prefeitura informou ainda que, inicialmente, irá suspender e notificar os contribuintes com sinais de inatividade, informando que ocorrerá a baixa do cadastro. A lista completa para consulta estará disponível no site www.sefaz.salvador.ba.gov.br a partir desta segunda-feira (2). Caso não haja nenhum recurso ou solicitação de reativação dentro do período de 60 dias, o CNPJ será baixado por meio de uma nova publicação. 

Regularização

As empresas suspensas que desejam permanecer em atividade deverão entrar em contato com a pasta para realizar a atualização cadastral, através do endereço de e-mail [email protected]. ba.gov.br. 

 Já o valor da dívida poderá ser consultado no site do Cadastro Informativo – Cadin Municipal, através do endereço www.cadin.sefaz.salvador.ba.gov.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário