• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Empresas são certificadas com Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador

Empresas são certificadas com Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador

Programa da Semur visa combater o racismo institucional

Por Da Redação
Ás

Empresas são certificadas com Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador

Foto: Getty Images

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) certificou 150 empresas com o Selo da Diversidade Étnico-Racial na última quarta-feira (15), durante evento no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. De acordo com o coordenador de Reparação e Promoção da Igualdade Racial da pasta, Alison Sodré, a realização deste evento faz com que as empresas se comprometam a gerir um plano de trabalho com a diversidade como fator preponderante para o dinamismo do ambiente organizacional. 

“Salvador tem 82% de negros e é a primeira capital do Brasil com uma diversidade grande. Portanto, é impossível isso não refletir no espaço corporativo. E ter atividades como essas, com essa certificação ao final do ano, ratifica a importância desse trabalho”, afirmou Sodré.

O encontro teve como tema "O Impacto da Pandemia na Diversidade Étnico-Racial" e contou com palestras sobre Afroempreendedorismo: Pandemia e Inovação; Diversidade e Inclusão: O Papel do Líder Inclusivo; Soteropreta: Uma Comunicação Afirmativa; e Turismo Étnico Afro: Vetor de Reconhecimento e Empoderamento, proferida pela turismóloga Rejane Mira.

Para Fernanda Borges, representante do Laboratório Sabin, o selo reconhece o trabalho interno realizado pela empresa. “É também uma oportunidade para que muitas empresas olhem para dentro, verificando se trabalham a diversidade étnico-racial, pois, mesmo em Salvador, sabemos que o maior número de desempregados são pessoas negras ou que se declaram pardas, e precisamos ter um olhar diferenciado para dar desenvolvimento para esses profissionais”, disse Borges. 

No decorrer das palestras que aconteceram no evento, a comunicóloga Jamile Menezes  salientou que a discussão e a participação das empresas no selo é de extrema importância diante do momento atual de luta antirracista. Segundo ela, este é um momento em que os esforços têm que convergir para uma luta só, com empresários comprometidos com a causa e dispostos a discutir e implementar ações afirmativas nos seus empreendimentos. “É necessário e inevitável que se combata o racismo promovendo a equidade”, completou.

Programa

O projeto foi instituído pela Semur em 2007 e, desde então, tem reconhecido ações de promoção da diversidade e da equidade racial nas organizações públicas e privadas de Salvador. Ao obter o selo, as instituições assumem o compromisso de seguir um planejamento, que inclui a realização de um censo étnicorracial dos seus colaboradores e o desenvolvimento de ações de combate ao racismo no ambiente de trabalho.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário