Secult exige comprovante de vacina contra Covid-19 para acesso a espaços culturais
Bibliotecas públicas, Arquivo Público, Centro de Memórial e Casa Cultural Afrânio Peixoto estão entre os locais
Foto: Reprodução/Secult
Espaços culturais da Bahia passam a condicionar o acesso de usuários mediante a comprovação de vacinação contra a Covid-19. É o que afirma o Decreto 20.968, assinado pelo governador Rui Costa (PT). Desta forma, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), órgão vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia, passa a fazer a exigência para acesso em Bibliotecas Públicas Estaduais, do Arquivo Público do Estado, Centro de Memória da Bahia, Casa Cultural Afrânio Peixoto, em Lençóis, e do Memorial dos Governadores Republicanos do Estado da Bahia.
Todos os pesquisadores e visitantes devem apresentar documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid obtido através do aplicativos Conect SUS do Ministério da Saúde ou Carteira de vacinação Digital, da Prefeitura de Salvador, juntamente com documento de identificação com foto (RG, CNH, etc).
Os pesquisadores que precisem acessar os acervos custodiados do Centro de Memória da Bahia (CMB), da Casa Cultural Afrânio Peixoto (CCAP) ou do Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MRGB) podem comparecer nos espaços ou agendar visita através do e-mail: [email protected].
Bibliotecas Públicas do Estado - As atividades presenciais nas Bibliotecas Públicas acontecem das 10h às 17h. Sempre seguindo as recomendações das normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Secretarias de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Secretaria Municipal de Saúde - Salvador (SMS). Ao ingressar nas dependências das unidades, os visitantes devem se dirigir ao balcão de recepção e apresentar a comprovação de vacinação, juntamente com um documento de identificação com foto. As Bibliotecas Juracy Magalhães Júnior, do Rio Vermelho e de Itaparica, e a Biblioteca Thales de Azevedo permanecem fechadas, por motivo de reforma.
Arquivo Público - O procedimento de atendimento no Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) se dá através do site da FPC. O(a) pesquisador(a) precisa enviar uma solicitação de agendamento para consulta presencial e acesso aos documentos para o e-mail: [email protected], indicando data e horário preferencial, bem como os formulários (“Ficha Cadastro de Pesquisador” e “Solicitação de Consulta ao Acervo” que constam no site). O agendamento para consulta presencial e acesso aos documentos ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30.Em caso de dúvidas, enviar e-mail para [email protected].