Enchentes: Rio Grande do Sul pode perder o título de maior produtor de mel do país
Chuvas das últimas semanas cobriram ou destruíram muitas colmeias no estado
Foto: Reprodução/Pixabay
Devido às inundações recentes, o Rio Grande do Sul pode perder o título de maior produtor de mel do país. As chuvas das últimas semanas cobriram ou destruíram muitas colmeias no estado, que já vinha sofrendo com os reflexos das enchentes de setembro do ano passado.
As inundações de 2023 comprometeram a florada de primavera, o que agora limita a recuperação dos enxames que sobreviveram. Em entrevista ao programa Globo Rural, o vice-presidente da Federação Apícola e de Meliponicultura do Rio Grande do Sul (Fargs), Patric Luderitz, afirmou que essa enxurrada destruiu algo entre 35 mil e 50 mil colmeias
Os números são preliminares, mas é esperado que aumentem à medida que a avaliação dos danos prossiga. O valor da produção brasileira de mel é de aproximadamente R$ 1 bilhão.
De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o setor, o Rio Grande do Sul registrou uma produção de 9 mil toneladas de mel em 2022, o que representou 15% da produção nacional. Do total de pouco mais de 100 mil propriedades rurais dedicadas à apicultura no país, 37 mil estão localizadas no Estado.
Com a alta mortandade de abelhas e a destruição de colmeias, a apicultura do estado levará pelo menos dois anos para se recompor.