• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Encontro na Bahia destaca a importância do setor de seguros no enfrentamento aos riscos climáticos

Encontro na Bahia destaca a importância do setor de seguros no enfrentamento aos riscos climáticos

Segundo o presidente do Sindseg, o setor tem capacidade de contribuir com o meio ambiente

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Encontro na Bahia destaca a importância do setor de seguros no enfrentamento aos riscos climáticos

Foto: Divulgação

Durante o Encontro Setorial das Seguradoras, realizado na última quinta-feira (26) em Salvador, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Dyogo Oliveira, enfatizou o papel do setor segurador no enfrentamento dos riscos climáticos e na transformação desses desafios em oportunidades de negócio.

Dyogo citou uma reunião recente com representantes internacionais, onde foi discutido que "risco climático é risco de negócio". “Numa reunião recente com representantes estrangeiros, eles tinham uma brochura que dizia que ‘risco climático é risco de negócio’, no sentido de convencer os clientes a se proteger sobre isso. E eu falei que essa frase não está 100%. Então eu mudei um pouco e disse que ‘risco climático é negócio de risco, e risco é o nosso negócio’. Não é à toa que os chineses usam a mesma palavra para crise e oportunidade, é o mesmo ideograma’’, destacou Dyogo. 

O presidente destacou que a mudança climática já afeta todo o planeta e, conforme a atuação do mercado, há um aumento nas indenizações relacionadas a eventos climáticos, como visto no Rio Grande do Sul.

Paulo Cézar Souza Martins, presidente do Sindicato das Seguradoras da Bahia, Sergipe e Tocantins (Sindseg BA/SE/TO), acrescentou que o setor deve estar integrado ao desenvolvimento sustentável, adotando uma abordagem diferenciada em relação às mudanças climáticas. “A indústria de seguros tem a capacidade necessária para contribuir com o meio ambiente e promover novas formas de proteção”, afirmou.

O Encontro Setorial, que reuniu mais de 150 participantes, foi a segunda edição do evento, destinado a profissionais do setor, assessores e líderes do mercado de seguros. O mercado segurador nos três estados representados demonstra um crescimento significativo, sendo o 7º em arrecadação no Brasil.

O evento teve como objetivo discutir iniciativas que promovam a conscientização sobre a importância da proteção social e financeira proporcionada pelos produtos de seguros. Foram apresentadas ações para apoiar o desenvolvimento estrutural das regiões, incluindo seguros sociais contra catástrofes, seguros em concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), além de legislações federais e projetos de investimento em seguridade rural e ambiental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário