Cães farejadores ajudam a resgatar criança autista desaparecida na Bahia
Garota foi encontrada em vegetação na cidade de Eunapólis, extremo sul do estado
Foto: Ascom 8º BPM
Uma criança de seis anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi encontrada neste domingo (29) após ficar um dia desaparecida em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O resgate contou com a ajuda de cães farejadores da raça bloodhound.
De acordo com a Polícia Militar (PM), os pais da menina relataram que ela brincava com as duas irmãs, no sábado (28), enquanto a mãe estava ocupada com as tarefas domésticas, quando ela saiu de casa sem que a família notasse.
No início das buscas, a PM cogitou que a garota tivesse se afogado na represa que fica em frente ao imóvel. Porém, os cães especialistas na técnica de mantrailing — nome dado ao rastreio de pessoas a partir de um odor específico —, sinalizaram que a menina teria seguido para outra direção.
A operação seguiu até o turno da noite, quando a pouca visibilidade impediu a continuidade das buscas pela garota, que foram retomadas nas primeiras horas deste domingo.
Ao seguir a trilha indicada pelos cachorros, os agentes encontraram a menina em uma parte alta da vegetação.
Ela não apresentava lesões físicas, mas foi encaminhada para uma unidade médica, onde recebeu atendimento, antes de ser entregue aos cuidados dos pais.