• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Filhote de lobo-guará é resgatado em incêndio florestal na Bahia; animal sofreu queimaduras graves nas patas

Filhote de lobo-guará é resgatado em incêndio florestal na Bahia; animal sofreu queimaduras graves nas patas

Caso aconteceu na cidade de Formosa do Rio Preto, município baiano que mais registrou focos de incêndio em 2024

Por Da Redação
Ás

Filhote de lobo-guará é resgatado em incêndio florestal na Bahia; animal sofreu queimaduras graves nas patas

Foto: Divulgação/Inema

Um filhote de lobo-guará foi resgatado durante um incêndio florestal pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na última quinta-feira (26), em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia. 

Segundo o Inema, o animal é um macho e tem cerca de quatro meses. Ele foi encontrado debilitado, com queimaduras graves nas patas e sinais de desidratação. O estado de saúde do filhote é estável.

Após o resgate, o lobo-guará foi encaminhado para o Parque Vida Cerrado, onde recebe os cuidados necessários. “Estamos fazendo o máximo para recuperá-lo”, disse a veterinária Paula Damasceno, responsável pelo tratamento do animal.

Divulgação/Inema

Desde a noite de quarta-feira (25), brigadistas municipais atuam no combate a incêndio em vegetação no povoado do Riachão do Ouro, em Formosa do Rio Preto. Imagens feitas por drones mostram as chamas em diversas partes da região.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Formosa do Rio Preto foi a cidade baiana que mais registrou incêndios em vegetação entre 1° de janeiro e 28 de setembro.


Brigada Municipal Formosa do Rio Preto

O fogo tem se propagado rapidamente por causa da estação climática, com vento forte e quente, que espalha as chamas. 

Uma equipe de brigadistas municipais está responsável por monitorar as chamas e evitar que atinjam casas próximas da área afetada. Além disso, um grupo de moradores tem ajudado com equipamentos como tratores e carros-pipa.

O Inema informou que tem intensificado as ações de resgate e gestão de fauna, reforçando o compromisso com a conservação da biodiversidade e a proteção das espécies ameaçadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário