Bahia é o quarto estado com mais casos de suicídio de PMs
Entre 2018 e 2022, 21 agentes se suicidaram no estado
Foto: Poliana Lima/ Ascom SSP
A Bahia é o quarto estado com mais casos de suicídio de policiais militares do Brasil entre 20218 e 2022, segundo dados do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES Brasil). Foram 21 casos envolvendo PMs neste período, seguido de policiais civis, com três, e policiais penais, com dois.
O estado fica atrás apenas de São Paulo, com 78 casos, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 28 e 25 ocorrências, respectivamente.
Em relação aos policiais penais, a Bahia ocupa a segunda maior taxa de agentes que tiraram a própria vida, com 7,8% ficando atrás apenas do Amapá, com 11,9%. Na taxa de suicídio de policias civis, o estado está com a sétima maior taxa, com 1,8%. Mato Grosso do Sul (10,4%) e Santa Catarina (5,6%) aparecem como líderes.
Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente.