• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Enem 2022: segundo dia de prova teve 32% de abstenção, aponta dados do Inep
Brasil

Enem 2022: segundo dia de prova teve 32% de abstenção, aponta dados do Inep

Taxa foi um pouco acima da registrada no segundo dia do exame no ano passado, mas está dentro da normalidade

Por Da Redação
Ás

Enem 2022: segundo dia de prova teve 32% de abstenção, aponta dados do Inep

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ocorreu no domingo (20) e teve 32% de abstenção, de acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A taxa, apesar de estar dentro da normalidade, é um pouco maior do que a registrada no segundo dia do certame no ano passado, de 30%. Os números foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (21), na sede do órgão em Brasília.

Um total de 2.351.513 candidatos fizeram a prova no segundo dia – 67.64% (3.476.226) dos inscritos. As abstenções, portanto, correspondem a 32,36% (ou 1.124.713). Entre os presentes, 2.321.625 realizaram as provas em papel, e 29.888 em computador.

"As taxas de abstenção do exame foram dentro da normalidade, sabemos que durante a pandemia tivemos uma taxa de abstenção maior, mas já retornamos aos dados históricos”, disse o ministro da Educação, Victor Godoy.

Além do ministro, estavam presentes o presidente substituto do Inep, Carlos Eduardo Moreno, o diretor de gestão e planejamento do instituto, Jôfran Lima Roseno, e o diretor de avaliação da educação básica substituto, Rubens Campos.

Reaplicação do exame

Os participantes que perderam as provas por um motivo justificável têm até sexta-feira (25) para solicitar a reaplicação do exame. O pedido deve ser feito pela página do participante no site do Inep.

A reaplicação deverá ser em 10 e 11 de janeiro de 2023, mesmo dias das provas para as pessoas privadas de liberdade ou que estejam cumprindo medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Os dois motivos que justificam a reaplicação são:

Doença infectocontagiosa;
Problemas logísticos, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior.

O resultado oficial do certame está previsto para ser divulgado no 13 de fevereiro de 2023.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.