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Enem 2023: apenas 60 candidatos alcançaram nota mil na redação

Destes, apenas quatro são de estudantes da rede pública de ensino

Por Da Redação
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Enem 2023: apenas 60 candidatos alcançaram nota mil na redação

Foto: Wilson Dias/ABr/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje o balanço do desempenho dos participantes no Enem 2023, destacando que 60 candidatos alcançaram a pontuação máxima na redação, evidenciando excelência na expressão escrita. Dos contemplados, apenas quatro pertencem à rede pública de ensino no Brasil. 

Segundo os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 2 milhões e 700 mil dos 4 milhões de inscritos realizaram efetivamente a prova, totalizando uma participação de 68%. Notavelmente, houve um aumento significativo na presença de alunos de escolas públicas, representando 46,7% dos inscritos, em comparação com os 38% registrados em 2022.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, expressou a expectativa de ampliar o número de inscritos em 2024, especialmente entre concluintes do ensino médio. Ele destacou que mais de um milhão de participantes superaram a nota de corte média, o que lhes permitiria acessar 842 cursos no Brasil, correspondendo a 37,1% do total de inscritos.

Em relação aos programas Prouni e Fies, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o edital para o Prouni será publicado nesta quarta-feira (17), com bolsas disponíveis a partir de sexta-feira (19) e inscrições iniciando à meia-noite de 29 de janeiro. Já sobre o Fies, o calendário não será divulgado imediatamente, pois o programa está passando por mudanças.

O ministro demonstrou preocupação com as ausências na prova e informou que o Inep realizará uma pesquisa para compreender os motivos dos alunos concluintes do ensino médio da rede pública que não compareceram ao exame. Adiantando planos para o Enem 2024, Camilo Santana anunciou um incentivo financeiro para alunos do 3º ano do ensino médio na rede pública, visando aumentar a participação e destacar o acesso ao ensino superior brasileiro como uma oportunidade acessível e valiosa.

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