Enem 2024: saiba quais processos seletivos usam o exame nacional
Com a nota, candidatos podem concorrer vagas em universidades públicas e privadas
Foto: Fabio Rodriguez-Pozzebom/ Agência Brasil
Quem realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem a oportunidade de participar de diversas seleções de acesso ao ensino superior no Brasil. Com a nota do exame, os candidatos podem concorrer a vagas em universidades públicas e privadas.
Como funciona o processo seletivo:
Sistema de Seleção Unificada (Sisu): reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior de todo o Brasil. Com a nota do Enem, o participante pode concorrer a essas vagas.
Programa Universidade para Todos (Prouni): possibilita ao estudante que realizou o exame ter acesso a bolsa de estudo integral (100%) ou parcial (50%) em faculdades e universidades privadas. Pode concorrer ao benefício integral o estudante que tem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies): oferece financiamento de cursos em instituições particulares a juros reduzidos. O programa também utiliza as notas do Enem para selecionar os beneficiados. A escala de financiamento varia de acordo com a renda familiar da pessoa.
Pé-de-Meia: programa destinado à permanência e à conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Nesse contexto, ele oferece incentivos relacionados à matrícula, frequência, conclusão e participação em exames educacionais, entre outros fatores a serem considerados.
Leia também >> Inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda; saiba como fazer