Enem alinhado com novo ensino médio será aplicado a partir de 2024, diz MEC
O ensino médio em todo o Brasil passará por mudanças a partir do ano que vem, com ampliação da carga horária e organização curricular
Foto: Reprodução/R7
De acordo com um cronograma publicado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), a partir de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será alinhado com as diretrizes curriculares do novo ensino médio.
O ensino médio em todo o Brasil passará por mudanças a partir do ano que vem, com ampliação da carga horária e organização curricular mais flexível. Além disso, os estudantes poderão escolher diferentes áreas para estudar. Devido as mudanças previstas para a etapa, o Enem, principal porta de entrada dos alunos no ensino superior, também deverá mudar.
A atualização da matriz de avaliação do novo Enem deve ocorrer ao longo dos próximos anos para que, em 2024, a aplicação do exame já ocorra conforme as diretrizes do novo Ensino Médio.
O cronograma prevê que em 2022 as mudanças curriculares sejam implementadas no 1.º ano do ensino médio. Em 2023, a implementação dos referenciais curriculares abrangerá o 1.ºe o 2.º ano do ensino médio, para chegar aos três anos da etapa em 2024.