Entenda como funcionam os neurotransmissores no cérebro
Dopamina, serotonina e adrenalina atuam como mensageiros

Foto: Reprodução/Pixabay
Reações do corpo, incluindo os sentimentos, podem ser reguladas por neurotransmissores, substâncias químicas que atuam como mensageiras no sistema nervoso, transmitindo sinais entre os neurônios. Em entrevista ao portal R7, a psiquiatra da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Julia Trindade, afirma que eles podem ser classificados a partir das funções que desempenham.
Os neurotransmissores excitatórios estimulam a atividade dos neurônios, e os inibitórios, reduzem. Já os modulatórios regulam a intensidade que tais substâncias agem no cérebro.
Veja abaixo como funcionam algumas substâncias:
Adrenalina
Esse neurotransmissor é responsável pela resposta de luta ou fuga em situações de estresse e perigo. A adrenalina aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, dilata as vias aéreas e as pupilas, preparando o corpo para a ação.
Serotonina
A serotonina é o neurotransmissor que ajuda na modulação do humor, do sono, do apetite, da função cognitiva, da temperatura corporal e do sistema cardiovascular.
Endorfina
A endorfina é um neurotransmissor conhecido como hormônios da felicidade, que atuam como analgésicos naturais, proporcionando alívio da dor e promovendo bem-estar. A endorfina é liberada em resposta à dor e ao estresse, mas também durante atividades agradáveis, como exercícios físicos, riso e nas relações sexuais.
Dopamina
É responsável pela motivação, recompensa, aprendizado e movimento, sendo liberado em atividades que o cérebro interpreta como recompensadoras. Entre elas, ao comer, em relações sexuais e no uso de algumas drogas.