Envio de carnes brasileiras à China é prejudicada por lockdown em Xangai
Como alternativa, alimento é enviado pelos portos de Xingang e Ningbo
Foto: Agência Brasil
O lockdown imposto em Xangai, na China, para evitar o agravamento da pandemia da Covid-19 tem prejudicado as exportações brasileiras de carne para o porto chinês da cidade. As informações são da Reuters.
Segundo a Reuters, uma fonte afirmou que as medidas de contenção prejudicaram o envio de commodities ao país. Como alternativa, uma empresa deixou de enviar carne brasileira por Xangai nos últimos dias e optou por transportar as cargas para os portos de Xingang e Ningbo.
Além disso, outro exportador cancelou o embarque de três contêineres, enquanto outro parou de reservar espaço para novas cargas, segundo a fonte.
Xangai é o principal ponto de entrada das importações brasileiras de carne para a China, maior parceira comercial do Brasil. Em razão do lockdown que dura desde março, as cargas estão tendo dificuldades para passar pela inspeção.
Somente em 2021, a China importou 723.370 toneladas de carne bovina e 640.469 toneladas de frango do Brasil. No entanto, as importações gerais do país caíram em março deste ano, com o aumento de casos de Covid-19.
A situação pode apresentar ainda mais problemas exportadores de carne do Brasil, que também sofrem com o impedimento de envio de cargas para a Rússia, em razão do conflito vivido com a Ucrânia.