Epidemia de Ebola na RD Congo ainda é emergência internacional, diz OMS
País ia declarar o fim da epidemia, mas três novo casos foram registrados
Foto: Reprodução/ Veja Abril
A República Democrática do Congo (RDC) continua sendo emergência internacional por causa da epidemia de Ebola, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) na terça-feira (14), após registro de novos casos no leste do país.
"O comitê [de emergência] concordou que, embora o risco de o Ebola se espalhar internacionalmente seja baixo, essa situação ainda constitui uma emergência internacional de saúde e requer coordenação e apoio internacionais", anunciou a OMS em um tuíte ao final de uma reunião de especialistas.
Os especialistas também recomendam "estender o uso da vacina entre populações de alto risco, sendo a vacinação a melhor ferramenta de saúde pública para prevenir e controlar a disseminação" do vírus.
A RDC e a OMS estava perto de anunciar oficialmente o fim da epidemia nessa segunda-feira (13), mas o registro de uma morte na última sexta-feira (10) e o registro de mais três vítimas frustaram as esperanças do país.
A República Democrática do Congo agora deve esperar 42 dias (o dobro da duração máxima da incubação) sem novos casos para declarar o fim desta décima epidemia em seu território.