Equinócio de primavera começa oficialmente nesta quinta-feira (22)
Inauguram-se dias com maior tempo de claridade do que durante o inverno
Foto: Reprodução/ diário nordeste
A primavera começa oficialmente nesta quinta-feira (22) no hemisfério sul e vai até o dia 21 de dezembro. Essa época do ano é onde muitos países presenciam a floração de diversas espécies de plantas — no hemisfério norte, o outono é quem dá suas caras.
A transição entre o inverno e o verão tem início com o equinócio de primavera — a palavra é derivada do latim e significa "noites iguais" — que pode ser de primavera ou de outono. Com ele, inauguram-se dias com maior tempo de claridade do que durante o inverno.
Especificamente hoje, dia e noite têm a duração mais próxima de 12 horas cada, podendo ter variações de minutos ou segundos em diferentes regiões do hemisfério sul.
As quatro estações do ano são determinadas devido à inclinação da Terra em relação ao Sol e ao movimento que ela faz. Conforme a translação do planeta, a luz solar incide de forma diferente nos dois hemisférios ao longo do ano.
Por isso, quando é verão na parte norte, é inverno na parte sul. E a duração dos dias e noites varia, de acordo com a época e o posicionamento do país no globo.
Logo após o equinócio de primavera, o Sol avança para o hemisfério Sul, nos trazendo dias mais longos e temperaturas mais quentes. O oposto ocorre do outro lado do globo, com o início do outono e seus dias mais curtos e frios.