• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Escolas de samba são reconhecidas como manifestação cultural nacional
Brasil

Escolas de samba são reconhecidas como manifestação cultural nacional

Lei sancionada pelo presidente Lula garante livre atividade das escolas de samba e realização dos desfiles carnavalescos

Por Da Redação
Ás

Escolas de samba são reconhecidas como manifestação cultural nacional

Foto: Escola Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta sexta-feira (5), a Lei 14.567, que reconhece as escolas de samba como manifestação da cultura nacional. A norma, que resultou do projeto de lei (PL) 256/2019, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), foi aprovada em abril pelo Senado e publicada no Diário Oficial da União.

A lei estabelece que os desfiles, músicas, práticas e tradições das escolas de samba são elementos importantes da cultura nacional, e que o poder público deve garantir a livre atividade dessas agremiações e a realização dos desfiles carnavalescos. O projeto foi relatado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que destacou a importância cultural e econômica das escolas de samba.

Para Paim, as escolas de samba são elementos fundamentais do Carnaval brasileiro e surgiram a partir da releitura das festas carnavalescas europeias, com a incorporação de elementos tropicais, africanos e ameríndios, entre outros. O senador também ressaltou o impacto econômico dos desfiles das escolas de samba.

Com a sanção presidencial, as escolas de samba passam a ter seu valor cultural reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário