Escolha de Eliziane Gama como relatora da CPMI de 8 de janeiro não agrada oposição
Para Marcos do Val e Eduardo Girão, domínio está nas mãos do governo Lula
Foto: Agência Senado
O líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido), afirmou na manhã desta quinta-feira (25) que a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) será relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de Janeiro. O anúncio, feito durante sessão de instalação da comissão no Senado, não agradou a oposição e gerou uma bate-boca generalizado.
Durante a sessão, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) criticou a escolha e apontou a relação de amizade entre Eliziane e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. “Nós temos que buscar a verdade e a imparcialidade. Não há condições da relatora ser a senadora Eliziane Gama porque ela tem uma relação de amizade com o Dino, que é um dos investigados. Isso, claro, é totalmente parcial. É preciso que os trabalhos sejam conduzidos de modo isento”, afirmou o senador.
Na sequência, o senador Eduardo Girão (Podemos) disse que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está dominando a CPMI. “A comissão, como eu entendo, é um instrumento da minoria. É um instrumento da oposição, esse é o objetivo. [...] A maioria é do governo Lula, nós somos a minoria. Espero que ela [Eliziane] tenha bom senso para que a história seja escrita por meio da verdade. Esse é o sentido da comissão. A comissão começa com o governo Lula dominando algo que deveria ser da oposição, da minoria”, afirmou Girão.
Relembre 8 de janeiro
No dia 8 de janeiro deste ano, um grupo de eleitores contrários à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República invadiu as sedes dos três Poderes em Brasília. Na ocasião, as imagens transmitidas pelas emissoras e redes sociais mostraram a depredação do patrimônio público, com quebra de vidraças, cadeiras e danos à estrutura dos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) será responsável por investigar os motivos por trás desses atos de vandalismo.