Escritor Salman Rushdie é esfaqueado durante evento em Nova York, nos Estados Unidos
O autor de "Os Versos Satânicos" é ameaçado por autoridades iranianas, que o acusam de ofender a fé islâmica, desde os anos 80

Foto: Reprodução/Twitter
O escritor Salman Rushdie, de 75 anos, foi esfaqueado nesta sexta-feira (12), em Nova York, nos Estados Unidos, quando se preparava para dar uma palestra em uma organização beneficente. Segundo a polícia contou à BBC, um homem invadiu o palco da Chautauqua Institution, onde acontecia o evento, e esfaqueou Rushdie no pescoço. O entrevistador que o acompanhava no evento também foi ferido.
O escritor foi socorrido e levado de helicóptero ao hospital, onde segue internado. Ainda segundo a polícia de Nova York, o autor da facada, que estava vestido de preto e mascarado, foi detido. Ainda não se sabe a identidade dele e nem qual foi a motivação do atentado.
Salman Rushdie é ameaçado por autoridade iranianas desde os anos 80, quando lançou "Os Versos Satânicos". Ele é acusado de blasfêmia e de ofender Maomé e a fé Islâmica. À época do lançamento do livro, o aiatolá Khomeini defendeu que o escritor fosse assassinado, e a perseguição foi mantida em vigor pelas mais altas autoridades religiosas do Irã.
Desde que passou a ser perseguido, o escritor vive sob forte esquema de segurança no Reino Unido. Hoje, ele vive nos Estados Unidos.