Especialista dá dicas para não desistir do "projeto fitness 2022"
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
Estamos apenas no início do ano, por isso as promessas de mudanças e melhorias para esse novo ciclo ainda estão fresquinhas na memória. Provavelmente elas ainda não tenham sido conquistadas, principalmente no que diz respeito à vida fitness. Iniciar essa jornada, talvez, seja a parte mais dolorosa e difícil de todas. Mas por mais árduo que seja, persistir mais um pouco pode render bons resultados no futuro. "Quando iniciamos uma atividade com a qual não estamos acostumados, é normal encontrar alguns obstáculos. E com a musculação não é diferente. Afinal, trata-se de um novo estímulo para o organismo", explica o Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness, Danillo Santana.
A musculação ajuda a melhorar os indicadores de saúde, a emagrecer e ganhar massa muscular, e para isso, é necessário tempo e paciência, aponta o especialista. Portanto, não desista do projeto fitness para 2022! Vai ser normal sentir dores em lugares determinados. A cada novo estímulo, uma parte do corpo sentirá um pouco mais do que outras. É importante também não fazer déficit calórico em um momento difícil e de adaptação da vida, como esse. "Ele pode piorar consideravelmente a estabilidade do humor. Por conta disso, vale muito mais pensar na estabilidade psicológica para conseguir se adaptar a essa nova rotina de academia", conta Danillo. Não desista por não aguentar a intensidade dos treinos. Mas também não seja radical consigo mesmo. O seu corpo vai se acostumar e vai conseguir seguir adiante e evoluir.
A dica final do Coordenador da Rede Alpha Fitness é: "seja constante! Ficou sem tempo de ir para a academia, seja mais flexível, mas não deixe de treinar. Treine mais dias e menos tempo. Ou o inverso. O que for mais confortável". As pessoas se esquecem que a carga semanal é mais importante do que a carga diária de treino para indivíduos não atletas. Se você treinar três vezes na semana, faça treinos mais longos. Já a pessoa que treina seis dias por semana, pode realizar treinos mais curtos para compensar. Mas sempre mantendo os exercícios como uma constante na rotina.