Especialista ensina harmonização de vinhos e espumantes com os pratos típicos de Natal!
Aos detalhes...
Foto: Redes sociais
As ceias de Natal combinam perfeitamente com vinho, porém saber harmonizar o prato com o melhor tipo de vinho pode deixar a experiência ainda mais saborosa. Pensando nisso, o especialista em vinhos Deco Rossi, sócio da Winet e um dos aproximadamente 30 brasileiros a conseguir o certificado DIPWSet, graduação máxima da escola britânica Wine & Spirits Education Trust, separou algumas dicas para você não errar na escolha do seu vinho ou espumante.
Vamos as dicas:
Tender e Pernil são carnes de porco, ou seja, são carnes gordurosas e que pedem vinhos com mais acidez para contrastar com essa gordura. Esses pratos pedem vinho com mais corpo para poder equilibrar na boca. Brancos feito com a uva riesling, chardonnay ou Semillon, esses dois últimos que possam ter uma certa passagem por madeira ou até mesmo tintos leves como o pinot noir harmonizam super bem com esse tipo de prato.
Peru e Chester que são mais leves e são aves, podemos harmonizar com vinhos brancos mais leves, espumantes e rosés. Boas pedidas são os vinhos branco como pinot grigio, torrontes ou sauvignon Blanc, um espumante ou roses em geral.
Nutts: amêndoas, amendoins, etc. Eles ficam muito bom com espumantes secos e com jerez, vinho do Sul da Espanha
Panetones e Chocotones: panetone com frutas cristalizadas vai super bem com espumantes demi-séc que tem aquela doçura, já os chocotones vão muito bem com os vinhos do Porto