Especialistas da UFBA reafirmam que óleo em prais no Nordeste veio da Venezuela
Outra investigação, da Marinha, aponta tipo diferente de óleo em barris que poluíram a região
Foto: TV Gazeta/Reprodução
Um estudo divulgada nesta quinta-feira (10) por especialistas do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA) apontam que o petróleo que atinge o litoral do Nordeste desde 2 de setembro veio da Venezuela. A informação foi divulgada pela diretora da entidade, a pesquisadora Olivia Oliveira.
De acordo com a diretora do Instituto da UFBA, o resultado que comprova a nacionalidade do resíduo foi encontrado após diversos testes comparativos com sete amostras coletadas em Sergipe e duas na Bahia.
Investigação da Marinha também aponta outro tipo de óleo em barris que poluíram a região
Segundo Marinha, autoridades e pesquisadores estão investigando um outro tipo de óleo encontrado dentro de barris que apareceram na costa do Nordeste na mesma época em que surgiram as manchas de petróleo cru que já atingiram 63 municípios na região. A Marinha já sabe que o material colhido de um tambores em Sergipe não é similar ao que foi achado nas praias nordestinas — o que levanta a hipótese de ter havido mais de uma fonte de vazamento no mar.
Segundo a Adema (Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe), os tambores foram achados em Aracaju e em Barra dos Coqueiros. Um deles estava aberto e derramou parte do produto do óleo que continha. Ainda segundo o órgão, o material foi recolhido por uma empresa ligada a Petrobras, que teria encaminhado amostras dos produtos para análise.