Especialistas esperam recuo nos preços gerais em junho
Inflação, segundo profissionais do mercado, deve apresentar recuo neste mês e impacto deve ser visto no fim do ano
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Especialistas do mercado estão revisando para baixo suas estimativas de inflação de 2023. De acordo com o Metrópoles, o movimento já ocorre há algumas semanas, mas ganhou força na quarta-feira (7), com a divulgação pelo IBGE do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio.
Nesta nova prévia da inflação, a taxa desacelerou e ficou abaixo do que esperava o mercado. Com isso, alguns especialistas já projetam uma possível deflação para o mês de junho.
O economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, prevê que a inflação pode ter um índice negativo em junho e os preços gerais podem apresentar queda.
"Revisamos nosso índice de junho para uma deflação de -0,05%, tendo o grupo de alimentos como o grande responsável por tal alteração.”
A Ativa, inclusive, também modificou as projeções para a taxa nos próximos dois anos. Para 2023, ela caiu de 5,4% para 5%, o que deixa a estimativa do IPCA próxima do teto da meta, fixado em 4,75% para este ano. Para 2024, o recuo foi de 3,8% para 3,7%.